Curso Tecnin :: Apresentação do Curso de Marketing Pessoal e Gestão de Carreira

Hoje vou à Tecnin/Qualitividade em Braga apresentar dois cursos que estou a propor para empresas e organizações. Um deles é uma formação em Marketing Pessoal e Gestão de Carreiras!

25875b51010f260fd94a0f8afcbcfc90

Esta ideia de que cada vez mais somos trabalhadores de alguma forma temporários nas empresas com as quais colaboramos e que “o emprego para a vida” acabou é relativamente incontestada nos dias que correm, seja por questões de turbulência económica, de volatilidade de mercados ou por questões tecnológicas.

E neste ambiente em que cada vez mais valemos por nós e pelo nosso currículo e as nossas competências, cada vez mais somos incentivados a desenvolver as nossas competências continuamente (a chamada aprendizagem ao longo da vida) e de forma estratégica, para ir ao encontro daquilo que são os nossos interesses pessoais bem como as necessidades do mercado.

Esta exigência atual é um desafio que é preciso enfrentar e é, simultaneamente, um exercício que nos mantem jovens e atualizados.

 

E neste contexto há duas grandes faces da moeda: o ser e o parecer. Porque como diz o velho ditado, “à mulher de César não lhe basta ser séria, tem de parecer séria”!

Assim, neste curso vamos abordar duas grandes questões num contexto de semi-consultoria personalizada (ou seja, além dos conteúdos teóricos e exercícios práticos em grupo, haverá exercícios individuais de desenvolvimento);

Vamos trabalhar conteúdos de “Marketing Pessoal”, abordando a Gestão de Imagem Pessoal do ponto de vista pessoal,  interpessoal e do ponto de vista digital (internet e redes sociais) e conteúdos de Gestão Individual e Estratégica de Carreira.

 

Na gestão individual e estratégica de carreira interessa-nos a essência, o ser. Porque o trabalho ocupa o horário nobre das nossas vidas e cobre uma boa parte do nosso tempo e da nossa energia, é importante não só fazermos bem o nosso trabalho, como é um factor de impacto para a nossa felicidade que gostemos e estejamos envolvidos naquilo que estamos a fazer.

Assim, ao logo do curso vamos trabalhar alguns conceitos-chave da gestão de carreiras e vamos perceber as tendências da Gestão de Carreiras na perspetiva da Gestão dos Recursos Humanos, mas também tentar (re)construir planos de carreira individuais para cada elemento da formação, analisando os seus perfis atuais, os seus projetos e situações profissionais e a situação da sua organização e do mercado.

Do ponto de vista da Gestão da Imagem ou do “Marketing Pessoal”, vamos ver outros aspetos, nomeadamente como rentabilizar os aspetos positivos de cada perfil e como lhe dar visibilidade, bem como potenciar as suas hipóteses no mercado de trabalho cada vez mais competitivo, através de estratégias simples e compreensíveis.

 

 

5a564531f3799374c2f65f4e5b278c8d

Algumas dicas de Gestão de Carreira

É importante irmos pensando continuamente:

  • Gosto do que estou a fazer? O que é que eu gosto? O que é que eu acho que faço melhor? Que áreas é que eu acho que preciso de desenvolver?
  • O meu perfil é empregável? Se de hoje para amanhã a minha empresa falisse, eu conseguiria arranjar trabalho? Como é que eu posso melhorar o meu perfil de competências?
    • Que cursos de formação é que eu posso fazer?
    • A que encontros de profissionais é que eu posso ir? E com que intuito?
  • O que é que sonhava fazer quando começou a sua carreira? Isto mudou? se sim, porquê? Foi uma mudança positiva ou negativa, na sua perspetiva?
  • Lembre-se que a gestão de carreira é em tudo parecida com guiar um barco á vela: é preciso ter um objetivo á vista, mas compreender que nem sempre é possível ir em linha recta, é preciso aceitar os ventos que não controlamos, aproveitando cada oportunidade para nos pormos mais perto da direção que pretendemos tomar!

Durante esta formação vamos trabalhar algumas questões como ponto de partida e procurar fazer planos de gestão de carreira para cada formando.

cf688f910e543769de32f1fef8a038a2

Algumas dicas da Gestão de Marketing Pessoal

  • Esteja consciente da sua imagem online; procure-se no Google a si mesmo, bem como no Facebook, estando desconectado de todas as suas contas, ou usando outro computador diferente daquele que normalmente usa;
    • Não diga mal de nada nem de ninguém online (isto inclui emails da empresa!)
    • Procure divulgar as coisas boas em que está envolvido ou que o seu grupo/empresa/organização fazem; Quando todos ganham, todos ganham.
  • Invista na sua visibilidade, mas tente não ser gabarola. Mostre as suas competências e use-as sempre que possível, apoiando projetos e colegas de forma mais ou menos pública (depende da cultura da sua organização, etc)
  • Não tenha problemas em admitir quando faz algo e o faz bem; a humildade é uma das “virtudes cristãs”, mas não precisa de ser levada ao exagero – e se aceita os seus erros, aceite também os seus sucessos!
  • Ajude outras pessoas. Ajudar os outros é uma excelente forma de mostrar as suas competências e de gerar um ambiente e uma rede de contactos que lhe é favorável!
    • Dê a toda a gente pelo menos uma hipótese de usufruir dos seus conhecimentos; se depois a pessoa lhe “roubar” a ideia e não lhe atribuir créditos, não se inquiete: perceba que àquela pessoa em particular não pode ceder livremente os seus insights, mas lembre-se que de onde veio aquela ideia em particular, virão mais – e que “mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo”!

Apresentação_warm_up_MPGC

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s