Maratonas!

6a9623d100d582b4aa1a4e3040e8e48d

 

Eu gosto muito de correr, mas nem sempre foi assim. Comecei a correr porque queria fazer exercício e andar, quando não é em amena cavaqueira, chateia-me. Agora, para mim, correr é quase uma forma de dançar ao som da música que trago sempre que vou fazer exercício deste tipo.

Comecei com a ideia de correr uma maratona há muitos anos, pela capa de uma revista do Público. Era sobre uma mulher portuguesa a trabalhar no sector da banca em Nova Iorque. Era uma pessoa muito bem sucedida e discreta e o título da entrevista era “Gosto de correr maratonas porque…” (já não me lembro bem, mas a explicação era poética e convenceu-me; qualquer coisa como o facto de ser uma boa metáfora daquilo que é a vida…) .

Depois do almoço de domingo costumava-se ler os jornais e as revistas na minha família, sentados no quintal ou numa esplanada de café, à beira-mar.

Achei aquela ideia extraordinária. Há três anos atrás decidi que ia concretizar este sonho. Já morava no Porto há algum tempo e a maratona do Porto estava a ser amplamente divulgada.

1a836151c2d384085a12b99c841974df

Foi quando comecei a correr. Mas não tinha qualquer disciplina. Ia correr quando ia, sentia-me cansada muito depressa e desanimava.

Depois, em 2012, comprei um smartphone. Instalei uma app de corrida e o meu entusiasmo pela coisa mudou. Passei a ir correr muitas vezes e a ver que de facto, estava mesmo a melhorar com cada treino. Tornei-me uma “entusiasta dos 5 Km”, que fazia com tanta regularidade quanto possível.

Recomecei a pensar na maratona, mas como uma ideia remota.

No ano seguinte, estive bastante doente e deixei de treinar por completo. e quando melhorei, decidi que seria este ano, 2014, em que iria fazer uma maratona.

f3c35c23dfce68c4d9be15988de88072

A verdade é que não sei se sou capaz. A verdade é que não aproveitei a promoção da Run Porto no início do ano com inscrição de valor reduzido e possivelmete não me inscrevo antes de outubro na maratona do Porto – depois de fazer a meia maratona de Ovar a 5 de outubro.

Mas o facto é que tenho este objetivo e voltei a treinar (fazendo tempos vergonhosos nos 10Km para já, é certo), e a ler coisas sobre o assunto.

Confesso que ando toda partida, que me doem as perninhas quando subo escadas no dia a seguir a um treino… mas o facto é que é mesmo bom perseguir sonhos.

E sabem que mais? Se a maratona não for este ano, será no próximo. ou no próximo. Mas estarei cada vez mais próxima de a conseguir fazer de cada tentativa, isso é mais do que certo.

 

0fc8232d94af3d6e9c1e0886784c5fc3

 

Bom fim de semana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s