Recolha de Dados
Os dados foram recolhidos entre ????????? e ?????, através de [questionários online disponibilizados na plataforma ???? / questionários distribuidos por ????, (incluir ascircunstâncias, indicando como é quea confidencialidade foi assegurada garantida, no caso de não ser distribuido e recolhido pelo investigador).
Instrumento(s)
[O instrumento/ nome da escala] apresenta bons níveis de confiabilidade, medida através do alfa de Cronbach; assim, para a escala global (X itens) temos α=.??, [nome da subescala 1] (X itens, como “exemplo de um item”) α=.??, [nome da subescala 2] (X itens, como “exemplo de um item”) α=.??, [nome da subescala 3] (X itens, como “exemplo de um item”) α=.??.
Descrição da Amostra
A amostra é composta por ??? sujeitos com idades compreendidas entre ?? e ??? anos (M= ???, DP=??). Destes sujeitos, ?? (??%) são do género feminino e ??% (??%) são do género masculino. [da restante secção de dados demográficos do questionário: incluir frequências e percentagens dos dados nominais e ordinais; mínimo, máximo, médias e desvio padrão dos dados contínuos].
Algumas dicas
A transparência é o elemento chave da secção de metodologia. Sejamos francos: ninguém lê a parte de metodologia dos artigos, a menos que esteja a usar essa técnica e tenha dúvidas sobre como se apresenta, certo? No entanto, é esta secção que traz a legitimidade, credibilidade e solidez à investigação. Assim é muito importante que tudo seja claro e fácil de compreender (pelas pessoas-alvo da publicação: ou seja, se o alvo é a comunidade científica, é esperada alguma complexidade).
- Usem sempre que possível o mesmo número de casas decimais. É apenas uma questão de cortesia para quem lê e dá um ar mais “limpinho” ao paper (normalmente, opta-se por duas casas decimais). Pode haver exceções, por exemplo, quando o resultado conclui nas décimas ou não tem casas decimais OU quando para provar ou salientar uma ideia, as casa decimais adicionais podem ser úteis.
- Usar ou o ponto ou a vírgula para separar as unidades das casas decimais: tem de haver coerência ao longo do paper (mais uma vez, é uma das coisas subtis que dá alguma credibilidade). Eu normalmente escolho o ponto porque a vírgula é usada em alguns testes em que há graus de liberdade para separar os graus de liberdade de outros indicadores.