[quartas quantitativas] Template para descrever dados de investigação #1 Recolha, Instrumento e Demográficos

Show_and_Tell_Sign-300x231

Recolha de Dados

Os dados foram recolhidos entre ????????? e ?????, através de [questionários online disponibilizados na plataforma ???? / questionários distribuidos por ????, (incluir ascircunstâncias, indicando como é quea confidencialidade foi assegurada garantida, no caso de não ser distribuido e recolhido pelo investigador).

Instrumento(s)

[O instrumento/ nome da escala] apresenta bons níveis de confiabilidade, medida através do alfa de Cronbach; assim, para a escala global (X itens) temos α=.??, [nome da subescala 1] (X itens, como “exemplo de um item”) α=.??, [nome da subescala 2] (X itens, como “exemplo de um item”) α=.??, [nome da subescala 3] (X itens, como “exemplo de um item”) α=.??.

Descrição da Amostra

A amostra é composta por ??? sujeitos com idades compreendidas entre ?? e ??? anos (M= ???, DP=??). Destes sujeitos, ?? (??%) são do género feminino e ??% (??%) são do género masculino. [da restante secção de dados demográficos do questionário: incluir frequências e percentagens dos dados nominais e ordinais; mínimo, máximo, médias e desvio padrão dos dados contínuos].

data_women_sample_02

Algumas dicas

A transparência é o elemento chave da secção de metodologia. Sejamos francos: ninguém lê a parte de metodologia dos artigos, a menos que esteja a usar essa técnica e tenha dúvidas sobre como se apresenta, certo? No entanto, é esta secção que traz a legitimidade, credibilidade e solidez à investigação. Assim é muito importante que tudo seja claro e fácil de compreender (pelas pessoas-alvo da publicação: ou seja, se o alvo é a comunidade científica, é esperada alguma complexidade).

  • Usem sempre que possível o mesmo número de casas decimais. É apenas uma questão de cortesia para quem lê e dá um ar mais “limpinho” ao paper (normalmente, opta-se por duas casas decimais). Pode haver exceções, por exemplo, quando o resultado conclui nas décimas ou não tem casas decimais OU quando para provar ou salientar uma ideia, as casa decimais adicionais podem ser úteis.
  • Usar ou o ponto ou a vírgula para separar as unidades das casas decimais: tem de haver coerência ao longo do paper (mais uma vez, é uma das coisas subtis que dá alguma credibilidade). Eu normalmente escolho o ponto porque a vírgula é usada em alguns testes em que há graus de liberdade para separar os graus de liberdade de outros indicadores.

show_and_tell with eyeball show_and_tell_by_guilmonking-d37n4yw

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s