[quartas quantitativas] Como escrever um paper :: algumas dicas

E porque não quero que nada vos falte, partilho alguns resumos pessoais de coisas que tenho lido sobre “como publicar a investigação” – que é algo distinto de simplesmente investigar 😉

Com um foco mais apurado na minha área, a investigação em ciências sociais e humanas com uma componente quantitativa.

Chamo a atenção de que algumas referências bibliográficas estão a faltar, na medida em que isto eram mais ou menos os meus “apontamentos pessoais” para esta temática 😉

Bom proveito!

quotidien01

(foto de Cerise Doucede)

Tratamento de dados

como fazer tratamento de dados em três tempos e sem complicar :: socorro! metodologia e tratamento estatístico 1.2

templates APA em Word (contem apenas ANOVA e t test, para já) :: templates APA

 Write up

Com as alterações introduzidas pelo modelo de Bolonha, a investigação científica está gradualmente a assumir um papel mais frequente e quase banal no percurso académico dos estudantes do Ensino Superior. O que anteriormente era uma opção – como o fazer uma tese – é hoje uma necessidade incontornável.

Se a produção científica tem todo o potencial para crescer exponencialmente, e de facto parece estar a aumentar, a velha questão persiste: “se uma árvore cair numa floresta e ninguém a ouvir, será que caiu realmente?”

Publicar resultados de uma investigação científica assume, neste contexto uma importância cada vez maior, na medida em que a partilha de descobertas científicas representa a efectiva contribuição para o desenvolvimento do conhecimento humano que é não só um direito do investigador que dedicou muitas horas e esforço a um trabalho, mas também um dever ético do mesmo.

No entanto, num mundo em que cada vez maior é a produção de conhecimento são cada vez maiores também as barreiras ao reconhecimento e à abertura de portas para a publicação/divulgação das teses desenvolvidas. A chamada revisão de pares, a publicação em revistas científicas é cada vez mais valorizada e cada vez mais difícil.

Conseguir publicar implica não só um sólido conteúdo científico do trabalho desenvolvido, mas também a exposição clara, adequada e consistente com a cultura científica das revistas científicas.

Estes documentos procuram resumir e indicar os pontos-chave na forma como se produz e escreve o conhecimento gerado em investigação de forma a potenciar a sua partilha e impacto na comunidade.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s