digital social media :: algumas dicas úteis

Cada vez mais, o uso dos media digitais e das redes sociais são importantes para promover seja o que for: produtos, serviços, marcas, empresas e até pessoas.

E no entanto, não basta simplesmente pôr informação online e mandá-la para “todo o lado” para se ter efeito (pelo contrário, essa é a forma mais fácil de se ser percebido como spammer e se ser bloqueado): cada plataforma é diferente, tem formas de funcionar distintas, horas “de ponta” diferentes e um público alvo específico. Neste post, partilho convoscoo que dizem alguns peritos acerca da forma de otimizar as diferentes plataformas. 

blog

Blogs

O que dizem os experts:

  • O tempo em que as pessoas mais gostam de ler coisas nos blogs é de manhã (cerca das 10h) e preferem a segunda e a quinta-feira.
  • é importante os posts terem bons conteúdos: é isso que faz os visitantes continuarem a ler o blog
  • incluir um leitor de RSS e botões de partilha em todos os posts

O meu bitaite:

Os blogs são uma excelente plataforma para criar todo o tipo de conteúdo e que permitem ao autor ou autora decidir o número de carateres, formato imagens, links e vídeos da forma mais versátil.  São uma espécie de livro ou revista interativo e moldável que se faz periodicamente.

As pessoas não recebem as informações do blog a menos que as queiram porque têm de “assinar” (através do feed de rss) ou de visitar o próprio blog. Faz-me sentido a indicação dos dias/horas em que as pessoas visitam os blogs, porque, à partida, estes versarão temas que interessam mais aos leitores e até que tenham algo a ver com o seu trabalho, portanto a segunda, depois de por os emails em dia, pelas 10h, para mim tem lógica. A quinta-feira parece-me mais dificil de explicar, mas confesso que intuitivamente lhe estou a dar algum crédito, razão pela qual esta série de posts com o tema “lifehacking” está toda a ser agendada para as quintas às 10h.

newsletter

Newsletter

O que dizem os experts:

  • a taxa de sucesso das newsletters parece ser superior às terças, pelas 14h ou 11h; os outros dias em que mais emails se abrem são a quarta e a quinta
  • Caracteres máximos :: 130
  • emails personalizados tendem a ter mais sucesso;
  • É preciso considerar que 2/3 de todos os emails são lidos num telemóvel
  • é possível ler o email na diagonal em menos de 8 segundos?

O meu bitaite:

A newsletter é um tipo de comunicação que pode ser facilmente confundida com o lixo que recebemos na nossa inbox e que só não filtramos diretamente para o spam porque, enfim,  dá jeito eliminar logo de manhã, que é para parecer que já começamos o dia a despachar muitas coisas. No entanto, é também uma forma privilegiada de entrar em contacto com as pessoas que nos querem (ou, pelo menos quando assinam a newsletter, acham que querem) ler e nos convidam a entrar numa das suas formas de espaço pessoal: a inbox.

Assim, de todas as formas de comunicar, esta parece-me aquela em que mais é necessário ter cuidado para não criar lixo ou enviar informação só porque sim. É importante ter realmente muito cuidado para enviar conteúdos de muito elevada qualidade para que as pessoas  queiram mesmo ler a newsletter e não simplesmente a apaguem mal ela caia no e-mail (uf!).

Facebook_logo-6

Facebook

O que dizem os experts:

  • Parece que neste caso a grande chave é a regularidade dos posts;
  • A quantidade de shares parece estar associada à altura do dia em que partilha conteúdo e ao convite para a partilha dessas mesmas mensagens
  • As imagens são importantes
  • Horas de ponta: 11h e 15h; Quarta-feira
  • O conteúdo deve ir ao encontro das necessidades e interesses da audiência
    • how-tos, ideias, conteúdo “entretaining”, vídeos, imagens…

O meu bitaite:

O facebook é uma ferramenta excelente de comunicação; tenho um perfil e várias páginas de temas diferentes e parecem-me realmente lógicas as indicações dos peritos: eu não passo o dia no facebook, mas nos momentos de maior stress vou lá “dar um salto” e descomprimir um bocadinho (e já longe vai o tempo em que o facebook era um buraco negro de tempo: hoje em dia dou um salto lá, vejo se tenho notificações e coisas afins, dou uma olhada ao feed e “venho-me embora”). Nesta lógica, faz sentido que o meio da manhã e o meio da tarde dos  dias de semana.

Nesta como noutras plataformas tendemos a re-postar/partilhar a informação que a nós nos interessa, aquela que nos causou impacto ou que é/pode vir a ser útil, por isso o foco das publicações deve ser menos a auto-propaganda e mais a criação de algo de valor.

instagram-logo

Instagram

O que dizem os experts:

  • criar conteúdo personalizado – e manter uma identidade coerente online
  • Showcase outras pessoas e o seu trabalho
  • Usar hashtags para categorizar o conteúdo, para chegar a mais público e para perceber melhor a audiência
  • usar o Instagram em articulação com outras plataformas sociais online
  • ferramentas como o site iconosquare.com ajudam a perceber o melhor conteúdo e como otimizar os hashtags do instagram
  • tentar ter entre 10-15 hashtags em cada post
  • comentar posts em sites similares ou sobre o mesmo tipo de produtos/serviços.

O meu bitaite:

Esta rede social é interessante e é um passo além na não utilização de texto para comunicar; eu desconhecia a maior parte das coisas que estes especialistas dizem acerca do Instagram – vou experimentar e logo vos digo como correu. Entretanto, posso dizer que já comecei a tentar por mais “hashtags” em cada foto, mas nunca me ocorrem mais do que meia dúzia. Não é fácil :))

ios_homescreen_icon

Twiter

O que dizem os experts:

  • Publico-alvo: marketeers, media, tech-savy audiences, industry influencers
  • Dicas: deixar espaço em cada tweet para @RT (ou seja para outrem poder retweetar) (ou seja, usar entre 71 e 100 carateres);
  • Horário nobre: meio dia – 2 da tarde
  • Dias mais populares: quarta, quinta e sexta (com ênfase na sexta)

O meu bitaite:

É a rede mais fácil para conseguir contactar influenciadores; pessoalmente, tenho dificuldades com o twitter porque acho que é mais “high maintenance” que as restantes porque sinto que devia ver o feed todo antes de publicar alguma coisa e nem sempre me apetece… Mas e daí, pode ser um problema meu: já tenho uma conta há cerca de 5 anos e raramente uso. No entanto, uma coisa se pode salientar: é excelente como feed de notícias. Quando uso o twitter no pc vejo sempre quais são os trends mundiais de tweets para perceber as “grandes notícias”, muitas vezes em tempo (quase) real.

Google+_icon

Google +

O que dizem os experts:

  • O Google+ funciona de uma forma ligeiramente diferente das outras redes, na medida em que não é preciso que aluém pertença aos circulos de um user do google para receber essa informação (ripple)
  • o Google+ tem uma espécie de secção personalizada para cada user chamada “what’s hot” em que aparecem posts populares mais ou menos dentro dos temas usados/visitados/valorizados por cada utilizador.

O meu bitaite:

Esta é sem dúvida uma rede a explorar melhor: afinal de contas o google “sabe tudo” e esta rede pertence ao google; o modelo de divulgação de publicações é diferente do facebook o que pode ajudar a aumentar a visibilidade dos conteúdos; além disso dado que o Facebook parece estar em queda, é possível que o Google+ beneficie da sua perda de utilizadores.

A minha conclusão pessoal

No âmbito da divulgação de projetos e desenvolvimento de ideias, parece-me que estamos a voltar à base. O facebook parece-me claro que está a sair da moda e ninguém sabe muito bem o que é que se segue. Pessoalmente parece-se que um sistema de hub, em que conteúdos são criados numa plataforma tipo website ou blog e depois são divulgados por outras redes sociais pode ser o mais interessante e mais eficiente… Além disso, pessoalmente é-me impossível estar ativamente presente em muitas redes sociais, por isso optei por uma (neste momento, o Facebook) onde vou colocando coisas com mais regularidade. Mas enfim, esta é a minha perspetiva das coisas. Qual é a vossa?

Fontes:

Pesquisa no Pinterest: http://www.pinterest.com/helenagmartins/crowd-contact/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s