Ayurveda 101

Ayurveda é um sistema de medicina indiano e o nome significa ciência da vida.

É um sistema holístico que toma em linha de conta o indivíduo (corpo, mente, emoções) e o seu ambiente circundante. A Ayurveda baseia-se na ideia de que todo o universo é composto pela mesma matéria e que há 5 grandes elementos nesta matéria: ar, água, fogo, terra e éter.

2000px-Ayurveda_humors.svg

De uma forma muito simplificada, para a Ayurveda, as doenças devem-se a desequilíbrios entre estes elementos, no indivíduo ou no seu ambiente circundante que o afete.

6923963_f260

Há alguns conceitos básicos que são chave compreender a lógica da Ayurveda:

  • doshas
    • vata
    • pitta
    • kapha
  • prakriti
  • vikriti
  • agni
  • ama

images (5)

Doshas

Os doshas são  os três tipos de energia que circulam no corpo e no universo, em geral: vata, pitta e kapha.

  • Vata é o dosha do ar e do éter, domina o movimento.
  • Pitta é o dosha do fogo e da água, domina a transformação.
  • Kapha é o dosha da terra e da água, domina a estabilidade e a estrutura.

Cada pessoa tem estes tipos de energia presentes na sua constituição e no seu ambiente. No entanto, porque cada pessoa é única, cada pessoa tem estes doshas presentes em si em proporções diferentes.

As proporções dos doshas na constituição de cada pessoa é o seu prakriti.

images (3)Prakriti

As proporções dos diferentes doshas em cada pessoa que a tornam única (prakriti) podem ser uni-dosha (quando é clara a prevalência de um dos 3 doshas); bi-dosha (quando é clara a prevalência de dois doshas – esta é a forma mais vulgar de prakriti) ou tri-dosha (a forma mais rara de prakriti, em que os 3 doshas estão em igual influência).

De acordo com a Ayurveda, as pessoas têm características diferentes de acordo com o dosha que domina a sua constituição.

(Teste de doshas: http://doshaquiz.chopra.com/)

 

vata-people1

Pessoas em que predomina Vata

Vata é responsável pelo movimento no corpo, as atividades do sistema nervoso e o processo de eliminação. Vata influencia os outros doshas.

  • Qualidades de Vata: Frio, leve, seco, irregular, duro, movimentado, rápido e mutável.
  • Natureza: Quando vata predomina, o movimento e a mudança são típicas da sua natureza. A tendência será para se estar sempre em ação, com uma mente criativa e energética. Se Vata estiver em equilíbrio, a pessoa será entusiástica e vivaça com um corpo tendencialmente magro.
  • Constituição Física: Pessoas com uma predominância de Vata, têm em geral uma estrutura leve e fina com excelente agilidade. A sua energia vem em surtos, bem como a sua fadiga. Tipicamente, Vatas têm pele e cabelo secos e pés e mãos frios. Têm um sono leve e a sua digestão pode ser sensível. Quando este dosha fica desiquilibrado, manifesta-se no corpo como perda de peso, obstipação, hipertensão, artrite, fraqueza, incapacidade de descansar/inquietude e problemas digestivos.
  • Características emocionais: Vatas gostam de excitação e experiências novas. São rápidos a zangarem-se mas também a perdoar. Quando Vatas estão equilibrados são energéticos, criativos e flexíveis; tomam a iniciativa e são conversadores animados. Quando estão em desequilíbrio, tendem a preocupar-se e a ficar ansiosos e a sofrer de insónias. Quando se sentem assoberbados ou stressados, a sua resposta é “O que é que eu fiz de errado?”

images (7)

Pessoas em que predomina Pitta

Este dosha controla a digestão, metabolismo e a produção de energia. A função primária de Pitta é a transformação.

  • Qualidades de Pitta: Quente, leve, intenso, penetrante, pungente, afiado, ácido.
  • Natureza: Pessoas com predominância de Pitta têm uma natureza fogosa que se manifesta em corpo e mente.
  • Constituição Física: Pittas são geralmente de tamanho e peso médios. Por vezes têm cabelo de tons vermelhos, mas a calvície e o cabelo tendencialmente finos também são comuns em Pitta. Têm uma excelente digestão, o que por vezes os leva a achar que podem comer qualquer coisa. Têm uma temperatura corporal quente, dormem profundamente por curtos periodos de tempo e têm um apetite sexual intenso. Quando equilibrados, Pittas têm uma pele lustruosa, digestão perfeita, energia abundante e grande apetite. Quando em desiquilíbrio, Pittas sofrem de eczemas, rosáceas, sensação de calor, úlceras pepticas, calor corporal excessivo, refluxo e indigestão.
  • Características Emocionais: Pittas têm um intelecto poderoso e uma forte capacidade de concentração. Quando estão equilibrados são bons oradores, professores e decisores; são precisos, perspicazes, diretos e assertivos. Em desequilíbrio, podem ser irritáveis e argumentativos.

kaphafamous

Pessoas em que predomina Kapha

Kapha governa a estrutura do corpo. É o princípio que mantém as células juntas e forma os músculos, gordura, ossos e ligamentos. A função primária de Kapha é a proteção.

  • Qualidades de Kapha: Pesado, lento, estável, sólido, frio, suave e oleoso.
  • Constituição Física: Kaphas têm uma constituição forte e excelente energia. Tipicamente têm olhos grandes e suaves, pele suave a radiante e cabelo grosso. Pessoas com energia predominantemente Kapha dormem bem e têm uma digestão regular. No entanto, quando Kapha se torna excessivo, excesso de peso, retenção de fluidos e alergias podem manifestar-se no corpo. Quando em em desequilíbrio, Kaphas podem ficar com excesso de peso, dormir excessivamente e sofrer de asma, diabetes e depressão.
  • Características Emocionais: Kaphas são naturalmente calmos, atenciosos e carinhosos. Têm uma capacidade inerente de aproveitar a vida e sentem-se confortáveis com a rotina. Quando equilibrados, Kaphas são fortes, leais, pacientes, estáveis e apoiantes. Pessoas com excesso de Kapha tendem a agarrar-se a coisas, empregos e relações mesmo quando já não são positivas ou necessárias. Um excesso de Kapha manifesta-se como uma resistência à mudança e teimosia. Em face de stress, a resposta típica de Kapha é “não quero lidar com isto.”

images (1)

Vikriti

são as características da situação em que se encontra uma pessoa, são as energias dominantes naquele momento (e que podem nada ter a ver com o seu prakriti).

Agni

Agni (que é também um deus hindu do fogo) é o fogo que transforma os alimentos não só em energia, mas naquilo que somos.

220px-Agni_god_of_fire

Ama

É a substância tóxica que é gerada por alimentos não processados pelo organismo. O conceito de ama é o que torna a eliminação e a limpeza do corpo tão importante para a Ayurveda. Assim, para a Ayurveda processos como o jejum, a sudação e a eliminação intestinal são muitas vezes vistos como terapêuticos, já que contribuem para a eliminação de ama (resíduos tóxicos) no organismo.

O que gera a ama:

  • Comer em demasia e com demasiada frequência (ir além da capacidade individual)
  • Comer quando se está perturbad@ emocionalmente
  • Comer a andar
  • Comer demasiado depressa
  • Comida processada e refinada
  • A maior parte da comida “industrial”
  • Alimentos muito doces
  • Alimentos muito gordos ou pesados
  • Alimentos de origem animar (especialmente carne de vaca ou porco)
  • Alimentos com químicos (tipo preservantes, colorantes, pesticidas, etc.)
  • Alimentos queimados ou demasiado cozinhados
  • Uma dieta à base de alimentos crus, a longo prazo

Conclusão

Apesar de se chamar “ciência da vida”, este sistema é muito pouco científico, no sentido ocidental da palavra. Não é “evidence based” e a forma de transmissão de conhecimentos de “mestre para aprendiz” torna vários dos conceitos bastante variáveis (mesmo em termos de diagnóstico de doshas, por exemplo, há blogs onde as pessoas referenciam que diferentes especialistas as diagnosticam de forma diferente) e pouco fiáveis. Não obstante, é um sistema interessante e pelo seu cariz holístico propõe diferentes tipos de intervenção para as disfunções do organismo, mas sobretudo para a manutenção da saúde. As práticas que tenho investigado não entram em conflito com a generalidade das recomendações médicas “tradicionais”, sendo pelo contrário um complemento simples, lógico e empoderador do paciente.

Pessoalmente, estou fã da Ayurveda.

ayurveda_symbol_01

Referências

http://alexayurveda.wordpress.com/

http://edenayurveda.com/eden-ayurveda/

http://www.chopra.com/

http://franlife.blogspot.pt/search/label/Articles

http://geetavara.wordpress.com/

http://heymonicab.com/

http://www.mapi.com/blog/home.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s