Desafio de 30 dias :: preparando um mês sem séries de televisão #2

Continuo a preparar-me para um mês séries (começa já para a semana!). À medida que o tempo tem passado, tem-se tornado mais fácil ficar sem o vício, também porque vou substituindo esse hábito por outros novos – a grande vantagem sendo que posso escolher esses novos hábitos, o que me tem permitido melhorar substancialmente a minha qualidade de vida, apenas com esta pequena grande mudança. 

try-something-new

No final da semana passada continuava com grande dificuldade em deixar o hábito de pôr uma série a dar “em background” das mais variadas atividades (lavar a loiça, comer, trabalhar, adormecer…). Cada vez mais me apercebo que de “background” isto não tem nada, e parece-me que isto acaba por ser uma espécie de “analgésico de um presente que não é o que eu acho que devia ser”. Calma, eu não estou deprimida, acho é que se calhar tenho expectativas demasiado exigentes relativamente àquilo que eu devia estar a fazer com cada bocadinho do meu tempo – e depois como não consigo cumprir e não consigo lidar com isso, vou-me distraindo com estas coisas.

Faz sentido?

Um das coisas que me apercebi quero começar a fazer é deixar de adormecer com uma série de fundo – o que é um péssimo hábito que tenho mesmo “entranhado”. Vou tentar readquirir o hábito de ler antes de dormirem vez de adormecer “ao som de uma série ou filme”; de há uma semana para cá que o meu quarto é zona interdita ao meu pc.

Começo também a achar que esta dificuldade tão grande, esta adição aos conteúdos audiovisuais pode justificar do ponto de vista da criatividade e do “sair do mainstream”, fazer um período de tempo mais prolongado sem os mesmos; tipo “um ano sem séries nem filmes”.

A ideia está a fermentar. A grande dificuldade sendo “game of thrones” na off-season da generalidade das séries.

keep-calm-and-don-t-give-up-28Hoje descobri este excelente recurso para trabalhar sem silêncio:

Também reparo que sou mais produtiva – não só em termos de trabalho mas também dos meus hobbies e projetos quando não estou presa a outro fio de raciocínio (uma série).

De há uns dias para cá, já não tenho tanta “síndrome de abstinência” das séries, embora ocasionalmente ainda me lembre, sobretudo quando sei que saíram novos episódios das séries que eu gosto (por exemplo, hoje sai um novo episódio de “how to get away with murder” e estou com algumas dúvidas “filosóficas” sobre como lidar com esta situação: vejo amanhã de manhã? Vejo no domingo?… Não vejo?…).

Ocorre-me que com game of thrones poderei fazer “viewing parties” dos episódios com os meus amigos que também são viciados; com esta série ainda estou a pensar.

Pelo contrário, noto que tenho mais tempo para mim, que era uma coisa que eu sentia falta. Lembro-me mais das coisas que tenho para fazer, e – por muito lamechas que pareça – sinto-me mais presente no momento presente, sinto que estou mais “cá”, falo mais com outras pessoas, interajo mais e até voltei a correr. O mais engraçado é que não tinha a menor noção de que isto era um vício tão grande, nem com tanto impacto: eu achava mesmo que as séries, tal como as músicas, só ficavam em background enquanto eu fazia “a minha vida”, mas o facto é que uma pessoa fica sempre até ao final do episódio e depois acaba por ver outro a seguir, mesmo que não lhe estejamos a prestar muita atenção.

Parece que aos poucos vou conseguindo eliminar “o ruído” – é muito engraçado. Sinto-me muito mais produtiva e muito mais organizada. E já não tenho tantos cravings de “só um episodiozinho…” como tinha no princípio. E mesmo quando vou ao site de streaming em que via as séries, se não há o que eu ia ver especificamente (e calha bem que how to get away with murder só tem episódios no fim de janeiro agora), desligo e vou ouvir música. É giro.

O desafio propriamente dito começa na segunda. Querem fazer também?

images

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s