[um ano sem televisão] março

Março foi o mês menos difícil até agora, mas continuou a apresentar várias dificuldades e desafios. Sinto que há uma transição cada vez mais marcada no tipo de coisas que faço para descomprimir e nos meus tempos livres, e noto mais claramente agora dificuldades em me concentrar em tarefas intelectualmente exigentes depois de ver programas de TV.

quote1

Embora continue a ter recaídas e reconheça o valor de ver um “The Graham Norton Show” quando preciso de arrumar alguma coisa (por algum motivo que desconheço, ver talk shows dá-me vontade de arrumar coisas!), estou numa fase em que, mesmo tendo recaídas, o que acontece é que por um lado consigo muito mais rapidamente perceber que estou a “recair” e por outro lado lamento mais o tempo que passo a ver conteúdos televisivos, porque me apetece mais fazer outras coisas.

FOMO

Neste mês perdi completamente o medo de me tornar numa “outsider” ou ser uma “seca” por causa desta opção: pelo contrário, por ter opções diferentes, acho que pode haver algumas vantagens. Que vantagens? É mais fácil ser surpreendida em contexto social, o que resulta menos numa exclusão e mais numa oportunidade de outras pessoas me contarem coisas e eu poder perceber factos de uma forma mais contextualizada; tenho fontes de informação diferentes: ando avidamente a ouvir livros no audible.com e está a ser incrível! (atualmente estou a ouvir “The hitchhiker’s guide to the galaxy” de Douglas Adams); sinto que descanso mais e melhor, embora não use mais tempo para o fazer; e estou fisicamente muito mais ativa.

Ainda este mês escrevi bastante e consegui fazer imensas coisas, no meio de muito (demasiado) trabalho. Comecei a minha página “de artista” no facebook, obtive os orçamentos para o meu livro, voltei ao Krav Maga e comecei a fazer tiro com arco. Também estive com mais amigos e telefonei a mais pessoas só porque sim. Doei coisas para a aldeia SOS em Gulpilhares e vendi algumas coisas que não uso no OLX.

As duas últimas semanas de março, embora tenham tido recaídas, quase não tiveram grandes coisas a apontar, o que me leva a crer que os posts deste desafio se podem em breve tornar mensais e não semanais, por falta de notícias relevantes a cada 7 dias – o que é uma notícia excelente para mim, na medida em que quer dizer que a mudança é menos difícil nessa altura e mais assimilada.

Excelente, excelente seria ainda conseguir passar uma semana inteira sem ter nenhuma “recaída” – abril é o mês.

thumb

Ainda por descobrir está uma atividade que me ajude a recuperar quando eu estou exausta (tenho andado completamente exausta…) e anteriormente eu achava que era ver séries (mas agora já acho que não, embora continue a fazê-lo quando estou muito cansada e só quero uma pausasinha rápida). As alternativas que me ocorrem são:

  • Ir correr (talvez não: tenho recorrido a séries de tv só quando me encontro mesmo sem forças anímicas ou muito cansada fisica e intelectualmente…)
  • Ler um blog  (não: requer esforço mental)
  • meditar (conseguir fazer isto seria espetacular!)
  • dormir uma sesta pequena
  • beber um chá
  • massagem
  • apanhar um pouco de sol
  • planear as férias
  • desenhar/arte visual
  • banho de imersão

food18

Referências:

http://greatist.com/happiness/40-ways-relax-5-minutes-or-less

http://www.donothingfor2minutes.com/

http://psychcentral.com/blog/archives/2013/05/24/20-ways-to-relax-unwind/

http://www.wikihow.com/Relax

http://www.mind.org.uk/information-support/tips-for-everyday-living/stress-guide/how-to-relax/#.VRMDCZOsXvY

Um pensamento sobre “[um ano sem televisão] março

  1. Pingback: [Um ano sem televisão] um resumo | Helena G. Martins

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s