A dor é um sinal

A mãe da Anocas disse esta semana numa aula da minha escola uma frase com que tem trabalhado ultimamente: “A dor é um sinal”.

Na sequência das aulas que eu tenho dado sobre o tema, eu respondi-lhe “claro, aliás a dor é o quinto sinal vital”. Mas não era só disso que a Xana estava a falar.

A dor funciona como um aviso do nosso corpo relativamente a algo que podemos estar a fazer de mal ou a algo que se está a passar connosco. A dor é… um sinal!

Estivemos a falar do quanto a dor pode ser usada como regulação de hábitos e a deteção de situações de saúde precocemente, mas eu confesso que fiquei a matutar na frase e acho que se aplica a outros contextos.

Porque às vezes ignoramos a nossa dor psicológica e replicamos os discursos dos outros nas nossas cabeças “não temos direito de nos sentirmos assim”, “esta opinião é estúpida”, “não devia estar assim”- mas se calhar era mesmo importante termos em consideração as nossas dores físicas, psicológicas, emocionais e todos os outros tipos que nos possa ocorrer para percebermos o que temos de fazer com essas dores.

É o tipo de dor que é para aguentar e aumentar a resistência, como os maratonistas? Ou é o tipo de dor para parar antes de quebrar?

pain-quote-archives-inspirefreeinspirefree-0ptrd9qt

Depois de 2 dias de enxaqueca insuportável em que me permiti não trabalhar e não me sentir culpada por isso, é com este pensamento que vos deixo.

Bom fim de semana!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s