[um ano saudável] dezembro

O último mês do ano foi a conclusão de um desafio bem intencionado mas apenas mais ou menos bem conseguido. Aqui ficam as ideias principais.

  1. [junho] ir ao ginásio com frequência
  2. [junho] comer comida pouco processada
  3. [junho] comer 50% fruta e vegetais

O último mês do ano é frequentemente referido como um mês pouco saudável, cheio de excessos que estão muitas vezes associados à época natalícia e aos convívios de família, amigos e colegas.

Este mês o desafio era replicar as decisões de junho, mas a dinâmica não foi fácil, especialmente no que se refere a exercício físico.

Logo no início do mês mês descobri o site Nutrition Facts que se dedica a fazer relatórios com base em artigos científicos, associando escolhas e comportamentos alimentares a consequências de saúde de longo prazo de elevada importância, como cancro, alívio de dores e sintomas de vários de tipos , etc. É o tipo de coisa que frequentemente ouvimos as pessoas dizerem dentro do conhecimento popular, mas neste caso dentro do sistema científico com direito a prova empírica e grupos de controlo.

As principais guidelines do Dr. Gergen , autor do best seller “How not to die” (traduzido para português como “Como não morrer”), são uma alimentação vegana e tanto quanto possível à base alimentos pouco processados, mas vale muito a pena ver não só o site como também o canal de youtube.

download

Acompanhar este website e canal de youtube motivou-me a voltar a consumir mais frutas e vegetais o que teve um bom resultado no meu estado de saúde global e foi um “regressar” de alguma forma a esse caminho que eu tinha abandonado em novembro com a decisão de “ir mais devagar” na minha senda da saúde. No final do ano voltei a ter enxaquecas horríveis, mas ajustei o tratamento farmacológico e estou novamente sem dor.

Um pensamento sobre “[um ano saudável] dezembro

  1. Pingback: [um ano saudável] reflexões | Helena G. Martins

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s