Plágio Académico :: esclarecendo conceitos

Na sexta-feira passada colaborei com a UC de Projeto em Engenharia Eletrotécnica com uma pequena palestra sobre o plágio académico. Aqui partilho as ideias principais e a apresentação.

Todos os anos tem havido algum burburinho sobre plágio nas mais diferentes esferas; no ano passado tivemos o mui mediático caso Tony Carreira em que o cantor foi acusado de replicar e adaptar músicas de outros como suas e este ano temos nas bocas do mundo o político espanhol Pedro Sanchez, acusado de plágio na sua tese e no seu livro.

plagioslide-630x354

E se todos sabemos que copiar com o intuito de enganar alguém é errado, exatamente o que constitui plágio académico parece não ser muito claro para muitos estudantes em diferentes níveis de ensino, mesmo no superior.

Assim, a minha apresentação incidiu sobre o conceito de plágio em si, o plágio na academia e sobretudo na grande diferença entre citar uma fonte e referenciar a mesma, o que leva a que muitas vezes os estudantes cometam plágio sem se darem conta do que estão a fazer (muito que seja evidente para si que não estão a dar o seu melhor nessas situações).

A apresentação conclui com as consequências legais de plagiar no ISEP e P.Porto, bem como uma indicação de algumas plataformas antiplágio de que hoje dispomos.

Apresentação sobre Plágio 2018

Publicado por helenagmartins

People are my favorite "thing". I'm a creative and dynamic teacher and researcher in the area of People at Work. I love the arts and I practice plenty of them.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: