[Produtividade] organizar o espaço físico

Um dia destes, estava a ler um artigo sobre como começar a entrar no sistema “Getting Things Done” e uma consultora sénior mandava arrumar uma gaveta. Como estava a ficar bastante assoberbada com o restante sistema, Decidi levar isto mais adiante.

O espaço físico é um elemento importante no sistema Getting Things Done (GTD): faz parte da revisão semanal, tem uma inbox física dedicada a todas as coisas que se vão encontrando ao longo da semana, etc.

No entanto, a principal razão porque passei para este passo foi porque comecei a sentir alguma ansiedade relativamente ao trabalho e aos meus objetivos que nesta fase de mudanças intensas na minha vida não estão nada claros. Comecei a sentir-me francamente assoberbada com o sistema. Esta tarefa mais física não ocupou o meu espaço mental, mas permite-me avançar com a minha organização pessoal ao mesmo tempo que oferece um “intervalo” importante nesta fase.

Por outro lado, ter os objetos organizados é ótimo porque é menos gerador de stress: saber sempre onde estão a coisas importantes evita os momentos de pânico em que não sabemos de documentos importantes ou coisas valiosas (financeira ou monetariamente) e também se poupa muito dinheiro quando não se compram objetos em duplicado ou quando aquilo de que precisamos não se estraga porque estava “esquecido” em algum lugar.

 

Este exercício que fui fazendo em pequenos tempos livres que fui tendo (e que deu para fazer com o bebé a brincar perto de mim porque não requer grande concentração) e foi excelente. Além de ficar com as coisas mais funcionais em casa e de localizar e ter em ordem os documentos importantes, detetei coisas para oferecer e para vender, o que fez com que coisas que não estava a usar e estavam a estragar-se se pudessem converter num par de trocos através do OLX e em belos sorrisos de amigos meus quando ofereci coisas que achei que gostariam de receber.

Um outro efeito foi o de reduzir ímpetos consumistas, já que o que é comprado tem mesmo de ser organizado e mantido: ter esta consciência muito clara de que somos responsáveis por aquilo que possuímos, também facilita a tomada de decisão de não aquisição!

Ando há anos a tentar ser uma pessoa mais organizada, mas sinto que o trabalho que fiz esta quinzena, realmente foi muito produtivo neste sentido. E acrescento que nunca tive tão bem a noção do que tenho em casa e de onde estão as coisas como agora.

Aqui ficam alguns links para diferentes metodologias de organização e manutenção do espaço físico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s