Desde março que estamos todos em regime mais ou menos online, mas agora que já passou mais de meio ano desde que a maioria das pessoas começou a familiarizar-se com o zoom e tecnologias afins deixamos de ter a desculpa “não sei trabalhar com isto!” e a secreta esperança que em breve deixemos de ter de usar as mesmas. Em especial para as pessoas que têm de fazer apresentações online e gravações, ficam aqui algumas sugestões e dicas práticas.
Estas dicas são úteis para estudantes, professores e profissionais que usem uma plataforma tipo zoom para trabalhar.
- Sempre que possível lavar os dentes antes de fazer uma apresentação e especialmente se esta for gravada – “mas Helena, ninguém sente mau hálito via zoom!”. Certo. Mas uma semente ou qualquer coisa que fica presa entre os dentes e só incomoda quando se começa a falar pode ser muito chata e pode impedir uma comunicação fluída ou até estragar uma apresentação
- Antes de reunir por zoom ou gravar uma apresentação verificar o seu aspeto (pentear o cabelo, colocar maquilhagem, etc) – não estou a querer insinuar que o cabelo penteado ou a maquilhagem por si sejam indispensáveis, calma. O que quero frisar é que se a forma como cabelo está ou as olheiras que aparecem na tela desconcentrar, diminuir a confiança ou a distrair a pessoa que tem de fazer uma comunicação, então torna-se fundamental cuidar este aspeto antes de iniciar a reunião ou a apresentação.
- Ter uma garrafa ou copo de água por perto (às vezes fica-se com a garganta seca!)
- Falar pausadamente – é sempre importante podermos falar pausadamente (o que é diferente de ser chato ou monocórdico), mas em contexto online, quando nem sempre as tecnologias estão a nosso favor, é especialmente relevante garantirmos todas as condições para que todos nos possam facilmente compreender e para que a velocidade da informação transmitida seja eficiente.
- Se se fizer a apresentação de pé (é vantajoso em alguns contextos), usar o apontador para mudar os slides – evita ruidos no computador e que se mude o enquadramento da imagem durante a apresentação, dano-lhe uma maior suavidade.
- Cuidar bem o enquadramento: não ficar demasiado perto nem demasiado longe e cuidar de não se movimentar demasiado.
- Questões tecnológicas são fundamentais: o teletrabalho faz parte da nossa vida profissional, então sejamos profissionais. É importante garantir boa iluminação, boas condições sonoras e a rede a funcionar tão bem quanto possível. Assim, a utilização de ilumiação tipo “ring light” ou outra, um microfone eficiente ou auscultadores de qualquer tipo com um microfone eficaz e ligação por cabo de rede (a wireless tende a falhar mais do que a ligação por cabo) é relevante no contexto de uma comunicação digital eficaz
- onde filmar? Sugiro um canto da casa acolhedor mas neutro ou cuidar que aquilo que se vê no fundo seja algo “simpático” mas simples e não distrator. Há quem goste dos fundo que o zoom coloca, mas francamente, dado que nem sempre eles funcionam bem, podem ser fonte de distração. O reverso desta moeda é que os fundos de computador tendem a ser alvo de escrutínio por parte de quem nos observa…
- Uma cadeira confortável e ergonómica é importante para a nossa saúde se estamos a trabalhar muito em casa.
- Quando usamos exercícios na formação online, uma forma de responsabilizar os estudantes é a utlização de google forms ou o pedido do envio do trabalho dessa sessão para o nosso email. Cria um maior sentido de responsailidade e consequência nos participantes.
- Colocar todas as informações no sistema para que a mesma seja inequívoca. A comunicação online é menos rica e mais dada a desencontros e mal entendidos: vale a pena colocar a informação disponível em diferentes plataformas e atempadamente.
- Antes de abrir breakout rooms (grupos de zoom) verificar que todos pereberam o qe é para fazer e que não há dúvidas; se vai haver tarefas a fazer deixar logo o link no chat principal e assegurar-se que todos conseguem abrir esse mesmo chat.
- Em conferências e eventos de networking, usar o sítio do nome para colocar o email e ser mais contactável por parte de colegas.
Para saber mais, recomendo esta conferência da Harvard Business Publishing.Amplifying Engagement: Energizing Students in Large Online Classrooms
https://www.youtube.com/watch?v=8TIll8MRtS0