[Gestão de tempo] “Mind like water”

Tenho tido a oportunidade de falar sobre gestão de tempo em diferentes ações de formação ultimamente, o que é marcadamente um tema que me interessa muito. “Mind like water”, uma ideia chave da metodologia Getting Things Done do David Allen é um elemento de mindfulness acerca do qual poucas vezes se reflete nesta área.

O tempo é a maior necessidade e o maior luxo que uma pessoa pode ter.

“Ter tempo” significa poder saborear a vida, fazermos as coisas que gostamos e que são importantes para nós. Às vezes dizemos que não temos tempo para fazer todo o trabalho que se nos apresenta e isso pode não ser sinónimo de ter tempo para fazer coisas agradáveis, mas é sem dúvida um sinal de que não nos estamos a organizar bem seja em termos de prioridades seja em termos de estratégias de gestão de tempo.

Há vários anos que presto atenção à (complexa e exigente) metodologia do David Allen, a “Getting Things Done”.

Já há muito que não faço a manutenção do sistema que Allen propõe, mas na última edição do Curso Online de Intelgência Emocional e Gestão de Stress da APEU-FEUC, quando falávamos de mindfulness, confesso que me veio à mente uma expressão que o David Allen usa imenso para falar sobre a produtividade sem stress, a ideia de “mind like water”.

“Mind like water” é uma ideia que Allen diz que deriva do seu treino em artes marciais, e refere-se à capacidade de estar presente no momento presente e focar apenas uma coisa. Se isto não é mindfulness, não sei o que possa ser.

Uma das metáforas do mindfulness que mais gosto é a ideia de que a nossa mente é como o mar: independentemente das ondas e movimentação que se passa à superfície, o fundo do mar é calmo e sereno. Ser mindful é estar ligado a este “fundo de mar”. É sermos serenos perante a loucura da vida.

É um conceito simples e parece quase lapalissiano mas na realidade é muito dificil de atingir. Quantos de nós estamos a fazer alguma coisa importante e de repente temos de ir dar uma olhada ao email porque nos lembramos de qualquer coisa? Quantas vezes estamos a fazer uma tarefa complexa e paramos para fazer qualquer coisa de menor importância “porque senão vou-me esquecer”?

Ou seja, uma das coisas mais importantes na gestão de tempo e stress – que tem a ver com a utilização desse mesmo tempo – é a plenitude do nosso foco para cada coisa que decidimos fazer ponto por ponto, sem nos deixarmos distrair. É essa a verdadeira chave da “stress-free productivity“!

Quando fazemos isto, tornamo-nos também mais estratégicos nas coisas que decidimos fazer e assim geramos mais tempo para as coisas que são importantes para nós.

Independentemente se usamos outras estratégias de gestão de tempo ou não, esta parece-me especialmente relevante e de simples implementação (notar bem que simplicidade não é facilidade!).

Ou seja, num mundo complexo, onde temos cada vez mais informação, oportunidades e também ansiedade, um antídoto importante pode ser de alguma forma a simplificação daquilo que estamos a viver. Focarmos plenamente cada tarefa que empreendemos e aceitarmos sem nos preocuparmos que estamos certamente a perder outras oportunidades permite-nos ser eficazes com aquilo que nos comprometemos e estratégicos com as escolhas futuras que fazemos. Não é, evidentemente, um processo fácil, mas parece-me sem dúvida que vale mesmo a pena apostar neste “mind like water”.

Publicado por helenagmartins

People are my favorite "thing". I'm a creative and dynamic teacher and researcher in the area of People at Work. I love the arts and I practice plenty of them.

One thought on “[Gestão de tempo] “Mind like water”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: