Bons sítios para estudar no Porto

Cafés e outros sítios im-pa-cá-béis para trabalhar numa tese na cidade do Porto

Moustache

https://www.facebook.com/MoustacheCoffeeHouse

Praça Carlos Alberto

WiFi :: sim

Ruído :: moderado

Sítio simpático, com boa música, boa comida e sofazinhos, mesmo no centro do Porto. A tarte de Banofi é supostamente lendária (mas eu confesso que nunca a provei).

Quintal Bioshop

https://www.facebook.com/pages/Quintal-Bioshop/178770513269

Rua do Rosário

WiFi :: sim

Ruído :: normalmente é pouco

O sítio é fantástico e muito tranquilo. O café fica na parte de trás da loja e dá para um jardinzinho que tem um par de gatos amigáveis que gostam de passear por lá. A sandes de queijo, nozes, mel e maçã é a não perder!

Praia dos Ingleses

https://www.facebook.com/praiadosingleses.foz?fref=ts

Foz

WiFi :: sim

Ruído :: normalmente moderado

A vista deste sítio, meu deus, a vista deste sítio! Fica mesmo por cima do mar e é incrível, particularmente ao pôr do sol. Desaconselho em dias de jogo de futebol, no entanto.

Yeatman Hotel

https://www.facebook.com/TheYeatmanPorto

Gaia/Devesas

WiFi :: não

Ruído :: baixo

Mais um sítio com uma vista de deixar cair o queixo.O sítio em si é MUITO confortável e lindíssimo. Os contras são o difícil acesso e os preços (um café, da última vez que lá fui, era 5€ se não me falha a memória). Aberto 24/7. 

E-learning Café da Universidade do Porto

https://www.facebook.com/elearningcafeasprela

Asprela

WiFi :: sim

Ruído :: moderado/baixo

Ideal para maratonas de trabalho. É na prática um grande escritório comunitário da Universidade do Porto. Está aberto até de madrugada e tem vending machines, bem como muitas tomadas disponíveis.

Bar da Casa da Música

https://www.facebook.com/BarCasaDaMusica

Rotunda da Boavista

WiFi :: moderado/baixo

O sítio é muito central e o café tem umas mesas grandes e umas cadeiras ergonómicas qb (ou seja, são boas, mas não são DEMASIADO confortáveis). Tem cantina que também serve almoços a preços simpáticos e tomadas de eletricidade dsponíveis no chão.

Café Miraporto

https://www.facebook.com/miraporto.gaia

Rua General Torres (Gaia)

WiFi :: não

Ruído :: depende bastante; em horário “de trabalho” é geralmente baixo

A vista deste sítio é equiparável à do Yeatman sem os preços exorbitantes. As desvantagens são a ausência de wifi e tomadas nos sítios com *aquela* vista espetacular; no entanto, há dias em que uma pessoa precisa mesmo é de se concentrar e ter uma coisa bonita para admirar quando pausa o trabalho, por isso este sítio é uma boa recomendação à mesma 🙂

Rota do Chá

https://www.facebook.com/pages/Rota-do-Chá/248098532944

Rua Miguel Bombarda

WiFi :: sim

Ruído :: há sempre uma salinha que tem pouco barulho

Este sítio é encantador e tem vários espaços distintos para estar: a sala da entrada, o alpendre, o jardim, a sala com mesas grandes e uma sala mais recôndita onde até há uma poltrona simpática de costas altas. Os chás são incríveis, o ambiente é muito sossegado e é perfeito para qualquer tipo de clima (confesso que escolho onde me sento de acordo com o tempo que faz – manias! – o jardim quando está solzinho, a sala lá atrás quando chove, etc… ) :)) Já fiz muita tardinha de estudo proveitosa neste sítio! 🙂 recomendo!

Mafaldas

https://www.facebook.com/pages/Mafaldas/582107675196391

Mercado de Matosinhos

WiFi :: não

Ruído :: tranquilo

O sítio é recente e acolhedor, a comida é deliciosa e barata (paguei por um prato com uma fatia de quiche e salada e um copo de vinho branco 3€!). É um sítio pequenino e recente, as pessoas são simpáticas e trabalha-se muito bem lá!

The bird 

https://www.facebook.com/theBird.pt/page_map

Foz – Rua da Agra

WiFi :: sim

Ruído :: médio

O sítio é pequeno, bonito e confortável e as pessoas são muito simpáticas. A oferta gastronómica inclui o almoço e jantar, mas saltam à vista os bolos de estilo caseiro que vão sendo confecionados durante a tarde e deixam o sítio com um cheirinho delicioso e o cliente com vontade de provar todos. Experimentei a tarde de limão merengado e era incrível. Há poucas tomadas disponíveis.

Duas de letra

https://www.facebook.com/duasdeletra?ref=br_rs

Frente ao Jardim de S. Lázaro

WiFi :: sim

Ruído :: nunca apanhei muito ruído

É um daqueles sítios com muita personalidade e frequentado por artistas e intelectuais qb. Há sempre pessoas a trocarem ideias, mas o ruído não é extraordinariamente elevado, as pessoas são muito simpáticas e a oferta gastronómica é excelente e inclui sempre uma opção vegetariana. Há tomadas elétricas disponíveis.

Serralves

https://www.facebook.com/fundacaoserralves?fref=ts :: http://www.serralves.pt/pt/

Serralves é um lugar bastante icónico por si só – fica numa intersecção entre a avenida da Boavista e a Foz

WiFi :: não

Ruído :: depende do sítio escolhido e da altura do dia, mas em geral é muito sossegado

Há na verdade dois sítios onde é possível estudar em Serralves: o café em baixo e o restaurante em cima que também serve lanches, fora os jardins e uma esplanada no jardim de rosas, se não me engano. Habitualmente fico pela fundação, o que implica ir para o café ou restaurante. O restaurante tem mesas maiores e uma vista para o parque que eu acho mais simpática. Os empregados não são “excessivamente” simpáticos, mas o sítio compensa. O café é um pouco mais movimentado e tem enormes janelas que dão para uma parte de relvado também bonita. O sistema do café é self-service, mas os empregados são muito simpáticos. Em nenhum destes sítios a oferta gastronómica é incrível e a oferta de tomadas elétricas abundante – compensa o sítio e a possibilidade de passear pelos jardins ou ver uma boa exposição quando se está por lá.

Café Piolho

https://www.facebook.com/cafepiolho

O Piolho é um lugar bastante icónico por si só – fica ao lado da Reitoria da Universidade do Porto, perto da praça dos Leões

WiFi :: sim

Ruído :: depende do sítio escolhido e da altura do dia,sossegado em dias de semana à noite

O Piolho tem a grande vantagem de estar aberto até desoras (4 da manhã!) e de servir comida bastante boa. A clientela é sobretudo composta por estudantes universitários e turistas e serve-se uma boa francesinha (para quem come carne). Em dias de menor movimento consegue ocupar-se um espaço considerável (que às vezes é necessário com papéis+ computador). Acresce o carisma e história do sítio à excelente localização e horário de funcionamento do mesmo. Os empregados são simpatiquíssimos.

Marina do Freixo 

https://www.facebook.com/pages/Marina-do-Freixo/200198023345259

A Marina do Freixo fica ao lado da Pousada do Porto e do Museu da Imprensa. Está aberto ao domingo à noite.

WiFi :: não

Ruído :: varia bastante

A Marina do Freixo tem uma vista maravilhosa sobre o rio Douro. O sítio é simpático e tem uma esplanada coberta, que permite mesmo em dias menos convidativos ficar cá fora. Dependendo dos dias tem mais ruído ou é mais sossegado – mas independentemente de tudo o resto, pode sempre correr-se o risco, pois se tudo o resto falhar, a Pousada do Porto é mesmo ao lado, com o seu cafézinho mais caro, mas sempre muito sossegado, para quem prefere este tipo de ambiente.

Embaixada Lomográfica do Porto

https://www.facebook.com/pages/Embaixada-Lomografica-Do-Porto/315711161779540?fref=ts

Pertíssimo da Praça Carlos Alberto, depois do Moustache. O Café é um dos segredos bem guardados do Porto e fica no primeiro andar da Embaixada Lomográfica

WiFi :: sim

Ruído :: pouco ruído, música ambiente fantástica (jazz)

O sítio é uma agradável surpresa, com muito charme uns crepes fantásticos. É bastante sossegado e despretencioso, mas super confortável e central. Muito bom!

Lais de Guia – 2017-5-9

https://www.facebook.com/pages/Lais-de-Guia/113134888770987

http://laisdeguia.com/

Fica na praia do Titan em Matosinhos e tem uma esplanada fabulosa. É muito fácil de encontrar o Lais de Guia, além do que toda a gente na zona saberá onde fica, é apenas uma questão de perguntar.

WiFi :: sim

Ruído :: variável

O Lais de Guia é uma referência na zona de Matosinho e por isso a minha sugestão é visitar com o propósito de trabalhar/estudar neste café apenas nos dias/épocas menos propícios a praia, nomeadamente em dias de semana e no inverno. É frequente ver gente com o seu computador no Lais de Guia, mas da última vez que lá fui a um sábado quando estava a começar a ficar algum calorzinho, a coisa não me correu tão bem, na medida em que estava demasiado cheio, abafado e barulhento.

Outras ideias!

Café do Jardim Botânico

Café Progresso (perto da praça Carlos Alberto) – https://www.facebook.com/Caf%C3%A9-Progresso-127437973986326/ (fecha às 19h)

A biblioteca Almeida Garret / Palácio de Cristal

Cafés na Ribeira e por baixo da Ponte de Arrábida

Varandas do Marshopping

Leitaria da Quinta do Paço (Baixa)

Quinta das Camélias (Gaia)

Cup of tea (Matosinhos)

E-Learning Café – Botânico

BuUH e etc (Praça da República)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s