Na semana passada comecei a preparar o desafio de fazer um mês de tempo de foco diário. Esta semana continuei a afinar estratégias.
Fazer um tempo de foco diário é importante como estratégia para qualquer pessoa que queira produzir conteúdos originais, de qualidade e com alguma profundidade. Precisamos de tempo para refletir e fazer ligações originais, para fazer sentido do mundo à nossa volta e termos algo de original a dizer.
Na semana passada, decidi usar algumas estratégias, aqui fica o “como foi”:
- Como estratégia motivacional, vou usar a ideia dos 15 minutos. Pego nas tarefas que têm mesmo de ser feitas e é só durante 15 minutos: o que ficar feito está, o que não ficar feito, terá de ser concluído noutra altura – a ver como corre.
Esta estratégia correu muito bem. Serviu para me manter em tarefas quando não me apetecia fazê-las prque eram aenas 15 minutos e pronto. Quase invaravelmente depois de começar nao me importei de estar a fazer o que era preciso. Esta estratégia vai para o “hall of fame”.
- Vou ainda obrigar-me a levantar-me da cadeira e fazer pausas de 10 minutos por cada hora de trabalho sentado
Não consegui fazer esta estratégia. Depois de estar concentrada, enrei quase sempre em flow e não me dei conta de o tempo passar… o lado positivo é o trabalho fluir, o lado negativo é… não parar!
- Decidi ainda experimentar a variante de começar o dia por responder a emails em vez de fazer o tunel time primeiro (ao contrário do que sugere a maioria dos autores!)
Contra quase todos os autores nesta área iniciei os dias com esta etsratégia. O lado bom é: sinto-me muito produtiva ao responder a emails e o meu dia começa melhor. O lado negativo é… esta atividade frequentemente canibaliza o meu dia e acabo por não fazer mais nada… Será que há um meio termo, alguma estratégia que eu possa usar aqui?
Atualmente estou a responder a emails num bloco concentrado por dia, talvez se passar este bloco para as madrugadas poderei render melhor depois durante a manhã, já que o periodo do dia em que funciono melhor é durante o início da tarde? Ainda não tenho uma resposta para isto.
Esta semana decidi ainda experimentar mais um par de estratégias:
- Fora do trabalho vou tentar não pegar no PC. Tenho tantas otras coisas mehores para fazer com o meu tempo livre que vou evitar abrir o computador fora do trabalho (ainda por cima assim evito o seu desgaste).
- Em vez de começar já com as ambiciosas 2h de trabalho focado diário, vou começar com apenas uma para evitar as enxaquecas, a ver como corre.
- Vou deixar de jogar no computador. Nem como “aquecimento mental”. Durante este mês, deixo o videojogo.